Freio Labial

O freio labial é comumente apresentado ao nascimento inseri- do na região de papila incisiva, e tende a reduzir sua amplitude durante o desenvolvimento da dentição. Porém em alguns ca- sos ocorre um processo patológico, e pode ser denominado de teto labial persistente, onde não ocorre a regressão podendo causar efeitos estéticos desagradáveis, interferir na atividade fonética, ocorrer formação de bolsas periodontais, e no movimento labial.

A função dos freios labiais, tanto superior como inferior, é limitar o movimento, ou parte do movimento do órgão a que está ligado, ou seja, limitando parte do movimento dos lábios impedindo movimentos exagerados. A opção de tratamento para os diastemas interincisais, pode ser escolhida conforme dois grupos distintos.

Os incisivos com diastemas e com inclinação para a vestibular, estes são causados por maus  hábitos, os quais devem ser retirados antes do tratamento, que consiste na utilização de um aparelho removível onde os incisivos são retraídos. Os diastemas localizados na porção da linha média superior, estes são tratados com frenectomia, no caso de excessos de tecido, associado ao fechamento do diastema.

Para alguns autores a cirurgia de remoção do freio labial, eliminando o excesso de tecido livre interdentário, é uma boa opção para o tratamento ortodôntico dos diastemas medianos, para prevenção da recidiva dos diastemas e evitando problemas periodontais. Podendo ser executadas com bisturi e pinça, ou ainda utilizando laser para tecidos moles. Outros recomendam que se espere para a realização da frenectomia após a erupção dos incisivos laterais permanentes. Porém outros autores de- terminam que esta deve ser realizada após a erupção dos caninos permanentes, pela maior estabilidade das forças e aumentando assim a taxa de sucesso. Não sendo recomendada a intervenção cirúrgica na dentição decídua.

Fonte: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20141001_074905.pdf

Ficou alguma dúvida? Deixe sua pergunta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s