Receção Gengival

Sabe aquela sensação de que seu dente está ficando mais longo ou aUmentando cada vez mais? Quando você percebe que por conta disso, o seu seu sorriso não tem a mesma harmonia e seus dentes passam a ficar mais sensíveis? Essa impressão tem NOME, CAUSAS e TRATAMENTO!

Você já ouviu falar em “gengiva retraída”?

A gengiva retraída ocorre quando o tecido gengival se retrai fazendo com que a raiz dos dentes fique exposta a retração, ou seja, a gengiva se afasta do lugar de origem, trazendo consequências a toda região bucal. Esse processo deixa a área sensível, e faz com que o tecido saudável da gengiva forme um colar de proteção em volta dos dentes.

De que forma é causada?

O problema da gengiva retraída pode surgir por conta da má escovação dos dentes, ou quando a pessoa aplica muita força na escovação utilizando cerdas duras. Vários outros traumas dentais podem também levar a causa da retração, além da hereditariedade e o mau posicionamento dos dentes durante o processo de crescimento.

É muito importante repensarmos nossa escovação, começando pela escolha da escova a ser utilizada – elas devem ser macias ou extra macias. No processo de escovação é muito importante ter atenção com a força colocada sobre a escova, para não abusar da rigidez em lugares tão sensíveis. Use esse momento do seu dia para relaxar, tenha paciência e delicadeza durante a higienização dos seus dentes. Cerdas duras e excesso de força na escovação podem ser um dos maiores percussores da gengiva retraída.

Mas não é apenas a força na escovação que pode causar a gengiva retraída. Existe outras fatores que também podem ser responsáveis por esse problema:

• Lesões de cáries não tratadas;
• Escovação traumática;
• Movimentação ortodôntica;
• Prótese fixa mal colocada;
• Fluxo salivar baixo.

Como posso tratá-la?

Para tratar a gengiva retraída, o Cirurgião Dentista especialista em Periodontia, irá fazer uma limpeza profunda, removendo qualquer material da retração para corrigir os dentes. Essa correção é feita através do uso de aparelho ortodôntico.

Fonte: http://blog.suryadental.com.br/retracao-gengival-causas-e-tratamentos

Ficou alguma dúvida? Deixe sua pergunta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s