Alimentos do bem

Os cuidados com a saúde têm crescido nos últimos anos, principalmente no Brasil: além do hábito da prática esportiva, uma dieta mais balanceada passou a fazer parte da rotina dos brasileiros. Se você também gosta de manter uma alimentação saudável, este post é para você. Confira 9 dicas para uma alimentação saudável (e como isso afeta sua higiene bucal).

Saúde

Saúde é sinônimo de qualidade de vida. Para manter uma saúde equilibrada, alguns itens são imprescindíveis, como exercícios diários, disciplina na hora de se alimentar e cuidados com a saúde mental e bucal.

Por que a saúde bucal?

Nossa saúde está intimamente ligada à nossa condição bucal. Estudos já comprovaram que a boca é, de fato, porta de entrada para outras doenças. A má alimentação pode resultar em cáries, gengivites, mau hálito, dores de dente, dores musculares, entre outras complicações. Por isso, além de manter sua saúde bucal em dia, é preciso manter uma alimentação saudável, sempre. Então, vamos às dicas:

9 dicas para uma alimentação saudável

1. Comer cereais, raízes e tubérculos em grande quantidade todos os dias é imprescindível para um bom desempenho nas atividades diárias, pois são ricos em carboidratos que fornecem energia.

2. O arroz integral deve ser incluído na alimentação por se tratar de um grão rico em proteínas, fibras e vitaminas do complexo B.

3. Castanhas e nozes também são saudáveis porque suas árvores crescem em solos ricos em nutrientes; como consequência, encontramos  diversos sais minerais em suas sementes.

4. Ricos em fibras, vitaminas e minerais, as frutas, verduras e legumes mantém a saúde e o bom funcionamento do organismo e podem ser consumidos em grande quantidade.

5. Frutas que não precisam de doses pesadas de fertilizantes sintéticos, como o coco, devem ser consumidas com maior frequência. O coco é um exemplo de fonte de carboidratos e lipídeos. Seu consumo também é uma forma de exercício para os dentes. A ingestão da água de coco hidrata e é recomendada após os exercícios físicos, pois é rica em sais minerais, como o potássio.

6. Para matar a sede, outra fruta importante é a melancia, que tem uma porcentagem de água muito elevada, cerca de 92%.

7. Ingerir frutas que não recebem pesticidas em seu cultivo, ou que recebam doses menores, também é interessante. Existem locais especializados em produtos cultivados sem agrotóxicos, vale a pena dar uma procurada.

8. Leguminosas, como feijão, ervilha e soja, são ricas em proteínas vegetais, ferro e fibras. Devem ser consumidas em menor quantidade quando comparadas a frutas e cereais, pois podem provocar desconforto no estômago se consumidas em excesso.

9. Alimentos de origem animal também precisam ser ingeridos em menor quantidade. Ricos em cálcio e proteínas, eles são essenciais para a manutenção da saúde, fortalecimento, crescimento e formação da pele, unhas, cabelo, dentes e ossos.

Agora você já sabe: uma saúde bucal saudável passa também por uma alimentação saudável. Cuide-se!

Que outra dica você deixaria? Compartilhe sua experiência, deixe seu comentário.

1 comentário Adicione o seu

  1. David Gomes disse:

    🔝

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