Sensibilidade

Seus dentes estão desgastados ou sensíveis? O seu problema pode ser erosão dental. A erosão dental é um processo fisiológico que ocorre durante toda a vida, porém, pode se tornar patológico quando há uma intensificação do processo. O consumo frequente de alimentos e bebidas ácidas ou até mesmo o refluxo do ácido do estômago podem provocar a erosão do dente. A seguir, saiba um pouco mais sobre erosão dental e como evitá-la.

Causas

A erosão dental pode ter causas intrínsecas ou extrínsecas. A erosão de causa intrínseca ocorre quando o refluxo, que é a regurgitação do ácido gástrico, entra em contato com os dentes por problemas de saúde, como a bulimia. A erosão de causa extrínseca ocorre quando alimentos ácidos, como frutas cítricas e refrigerantes, entram em contato com o esmalte do dente.

Como ocorre a erosão dental

O dente é composto por um mineral chamado hidroxiapatita. Quando um produto ácido entra em contato com o esmalte do dente, a hidroxiapatita é dissolvida, e a parte abaixo do esmalte, a dentina, fica exposta. Além da exposição da dentina, o dente também pode tornar-se mais amarelado, pois a dentina tem essa coloração.

Consequências

Quando a erosão dental é mais intensa, pode provocar uma dor forte no dente por se aproximar em demasia da polpa dental (nervo do dente). Nesses casos faz-se necessário o tratamento de canal.

Outro problema é o comprometimento da mastigação pela perda de altura dos dentes, podendo provocar dores na articulação da mandíbula.

Cuidados

O principal cuidado é evitar o consumo exagerado de alimentos ácidos e restringi-los ao momento das refeições. Para bebidas ácidas, utilizar canudo. Em caso de refluxo, procure sempre orientação médica.

É indicado utilizar pastas dentais para dentes sensíveis, com baixa abrasividade e flúor, bem como fazer bochechos com enxaguante bucal para diminuir o impacto dos ácidos nos dentes.

Após a ingestão de alimentos e bebidas ácidas, aguarde cerca de 20 minutos para a escovação; esse tempo permite que a saliva entre  em contato com a superfície dos dentes e promova a neutralização do pH do ambiente bucal e a remineralização dos dentes.

Sinais da erosão

A erosão apresenta-se na forma de depressões nas superfícies dos dentes, com aspecto fosco e sem limites definidos. Quando a erosão é causada por refluxo, a parte de dentro e de cima do dente é atingida. Já na erosão causada pela dieta, a parte da frente dos dentes é a mais afetada.

Uma progressão rápida pode causar a sensibilidade dos dentes, enquanto uma progressão lenta pode ser assintomática.

É importante identificar o processo de erosão em suas fases iniciais. Por meio de uma entrevista detalhada, o Dentista pode detectar o fator desencadeante do problema.

Tratamento

Um artifício que pode ser utilizado para retardar a ação da erosão é a aplicação de selantes. Quando o desgaste do dente é exagerado, ele pode comprometer a estética ou a mastigação. É importante que a reabilitação ocorra de acordo com as necessidades do paciente, recorrendo-se a tratamentos como restaurações, coroas ou facetas.

 
Percebeu sinais de erosão em seus dentes? Então deixe seus comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s