Saúde Gengival

Você talvez não saiba a função das gengivas, mas certamente ela é muito importante para nossa saúde bucal. Esse tecido repleto de vasos sanguíneos cobre nossas mandíbulas e protege os ossos da boca. Portanto, cuidar delas é fundamental.

Quando as gengivas ficam inchadas com frequência e apresentam sangramentos é sinal de que sua saúde bucal não está bem. A inflamação da gengiva é conhecida como gengivite, sendo o estágio inicial da doença periodontal.

A gengivite é causada por uma placa bacteriana, conhecida como biofilme, geralmente reflexo de uma higiene bucal precária. Fique atento a alguns sintomas da gengivite como gengiva vermelha, sangramento, retração dos dentes, gengivas afastadas dos dentes e mau hálito. O problema pode afetar um ou mais dentes, mas no estágio inicial os ossos e tecidos onde os dentes se fixam não são afetados.

Por isso, os cuidados são necessários para que não evolua para um quadro mais grave. Veja quais são as principais causas de gengiva inchada e sangramento:

Higiene bucal ruim

A falta de cuidados básicos e frequentes com a higiene bucal é apontada como uma das principais causas da gengivite. Sem a escovação correta e uso diário de fio dental ocorre o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e na gengiva. Com isso, uma pequena película conhecida como biofilme, resultado de bactérias, muco e resíduos de comida, adere aos dentes e se deposita o sulco gengival. Se ela não for removida, transforma-se em tártaro, deixando as gengivas irritadas e sensíveis. Os sangramentos geralmente acontecem durante a escovação e no uso de fio dental.

Mudanças hormonais 

Alterações hormonais em algumas fases da vida como durante a gestação, puberdade, menopausa e menstruação podem ser fatores causadores de problemas na gengiva. O acompanhamento odontológico e os cuidados com a higiene bucal diariamente podem tais doenças.

Uso de alguns medicamentos podem favorecer a gengivite

Alguns medicamentos específicos, como anticoncepcionais, por exemplo, podem favorecer o aparecimento de gengivite. Procure um dentista e peça uma avaliação dele para verificar se alguma medicação que você toma pode estar causando o problema.

Aparelhos colocados sem a supervisão do ortodontista

Aparelhos colocados de forma errada, sem um dentista especializado, podem machucar a gengiva e consequentemente causar a gengivite. Sempre procure um ortodontista para colocar um aparelho dentário.

Fumo 

Todos já sabem que o cigarro faz mal para a saúde como um todo, mas para a saúde bucal é ainda pior. Fumar pode ser um fator desencadeante de problemas na gengiva, como inflamações e sangramentos. Se você sente alguns dos sintomas da gengivite e fuma, procure um dentista e veja quais são as precauções que deve tomar.

Deficiência nutricional

A falta de algumas vitaminas pode causar gengivite. O escorbuto, que é representado pela falta de vitamina C, pode ser um causador de inflamações e sangramento na gengiva. A carência de niacina também pode acarretar problemas na gengiva.

Diabetes e outras doenças

Algumas doenças podem estar associadas ao surgimento de gengivite. Entre elas está a diabetes. Outras enfermidades também podem ocasionar o problema como leucemia, epilepsia, aids e herpes labial.

Fique atento as sintomas da gengivite e procure imediatamente um profissional para diagnosticar e tratar a doença. Se você não cuidar disso, ela pode evoluir para um periodontite, a forma mais grave da doença que pode comprometer os tecidos que sustentam os dentes, provocando reabsorção dos ossos e futuramente podendo ocasionar a perda dos dentes.

Se ficou alguma dúvida ou sugestão deixe seu comentário abaixo! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s