Saúde Bucal na Terceira Idade

Como já vem sendo noticiado há algum tempo, o número de idosos no Brasil está aumentando. Para atender a essa crescente parcela da população, a Odontologia tem focado cada vez mais nos cuidados com a boca, os dentes e o bem-estar dos pacientes idosos. Apesar de a maior parte dos cuidados não se diferenciar em relação a pacientes mais jovens, pacientes com a idade mais avançada apresentam situações específicas que devem ser levadas em consideração na hora do atendimento. Quer saber mais? Acompanhe o post de hoje.

Boca saudável na terceira idade

Uma boca saudável corresponde a dentes, tecidos e ossos sem doença, ou seja, sem inflamações, cáries, infecções ou lesões. Além disso, uma boca que está sendo acompanhada e tratada ou que já passou por reabilitações com um dentista, também é sinônimo de saúde.

Saúde bucal comprometida

Pode-se dizer que um paciente da terceira idade está com a saúde bucal comprometida quando apresenta ausência de um ou mais dentes ou ausência de todos os dentes; os dentes restantes, na sua grande maioria, encontram-se cariados ou moles ou com próteses e restaurações ineficientes, desadaptadas e quebradas. Em casos mais graves, mas não menos frequentes, podem apresentar câncer bucal e lesões traumáticas decorrentes de próteses mal adaptadas ou pequenas. Esses pacientes também estão mais suscetíveis a apresentarem ressecamento bucal por conta da diminuição ou falta do fluxo salivar devido principalmente ao uso crônico de medicamentos.

Isso tudo pode levar a quadros nutricionais baixos em função da mastigação que está prejudicada, além de poder afetar psicologicamente o paciente por conta de uma autoestima baixa, empobrecimento da vida social e outros problemas que influenciam seu desempenho físico e até de saúde geral.

Tipos de tratamentos

Os tratamentos para os pacientes da terceira idade são os mesmos tratamentos que pacientes crianças, jovens e adultos receberiam, sendo tanto preventivos como de correção e reparação. A maior diferença se dá, porém, no foco do problema, diferente de acordo com cada faixa etária.

Tratamento preventivo

É o tipo de tratamento que visa manter tecidos como gengiva, tecido mole, língua e lábios em bom estado e sem lesões traumáticas, inflamações ou infecções.

Também tem como objetivo deixar os dentes livres de cáries e tártaro, além de mais firmes no osso, para servirem também de pilares para futuras próteses quando necessário.

O tratamento preventivo inclui a orientação sobre como higienizar adequadamente os dentes, boca e próteses em casa, sobre a frequência com que a higienização deve ser feita e sobre a importância da higienização profissional periódica.

Tratamento de correção ou de reparação

Esse tratamento visa substituir dentes ausentes, tanto por meio de implantes como de próteses.

Também remove e controla doenças como cáries, placa bacteriana e tártaro, além de infecções e inflamações dos tecidos.

Inclui também tratamento de controle salivar e uso de saliva artificial, além de tratamento e diagnóstico de câncer bucal.

É feito por meio de tratamentos de canal, restaurações e raspagens. O paciente idoso deve ter cuidado principalmente com sua disciplina na hora de higienizar a boca, dentes, próteses e implantes, seguindo à risca as orientações do dentista.Já seu responsável deve ficar atento. Percebendo qualquer um dos problemas citados acima, o idoso deve ser imediatamente encaminhado para um profissional. Além disso, a visita esporádica é essencial para manter a saúde bucal do idoso em dia evitando problemas futuros.

 

Ficou alguma dúvida? Deixe sua pergunta.

3 comentários Adicione o seu

  1. leticia rebelo disse:

    parabens …doutora agla

    Curtido por 1 pessoa

  2. David Gomes disse:

    🔝 parabéns meu amor

    Curtido por 1 pessoa

  3. Joffre Coulamy disse:

    Excelente texto, o domínio sobre o assunto já demonstra a qualidade do serviço.
    Grato pela explicação plena.
    Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s